quarta-feira, 6 de abril de 2011

Músculos

Os músculo formam o sistema muscular do corpo humano, são eles que nos permitem nos movimentar puxando nossos ossos de um lado para o outro, eles são divididos em liso, estriado esquelético e estriado cardíaco(visito texto sobre sistemas para saber mais).alnguns exmplos de ossos são:

  • Da face
  1. Frontal - Localizado acima do olho, na testa até o couro cabeludo, ele ergue e baixa o couro cabeludo e ergue as sombrancelhas.
  2. Zigomático - Localizado acima da boca, ergue os os cantos da boca para um sorriso.
  3. Orbiticular Ocular - Fica ao redor do olho, produz a piscada e o olhar semicerrado
  4. Orbiticular Bucal - Fica ao redor da boca, ele fecha e franze os lábios
  5. Elevador do Lábio Superior - Fica em baixo do Orbiticular Ocular e acima do Orbuticular Bucal, eleva o lábio superior
  6. Risório - Fica nas pontas do maxilar, ele eleva as ponta da boca para um sorriso amplo
  7. Depressor do Lábio Inferior - Fica abaixo do Orbiticualar Bucal, no queixo, puxa o lábio inferior para baixo.
  • Do Braço
  1. Deltóide -  Localizado na parte de  cima do braço, ele ergue o braço, puxa ele para os lados e gira ele para dentro e para fora
  2. Bíceps Braquial - Localizado na parte de baixo do braço, ele flexiona o antebraço e gira o mesmo, colocando assim a palma da mão para cima.









  • Do Antebrço
  1. Bránquio-radial - Localizado no lado do antebraço, começa no cotovelo e se estende por todo o antebraço, ele ajuda a flexionar o antebraço no cotovelo.
  2. Pronadador redondo - Começa na parte de dentro do cotovelo e vai até a metade do bráquio-radial, gira o antebraço para colocar a palma da mão para baixo
  3. Flexor digital superficial - Começa no fim do prnadador redondo e termina no fim do antebraço, flexiona os dedos.
  4. Flexor carpal radial - Começa na parte de dentro do cotovelo e termina no fim do antebraço, flexiona o punho puxando a mão contra o antebraço para o lado do polegar.
  5. Palmar longo - Começa na parte do lado do cotovelo e termina na parte de dentro do fim antebraço, Flexiona o punho
  6. Flexor carpal ulnar - Tem a mesma extensão do palmar longo e fica ao lado dele, flexiona o punho puxando a mão contra o antebraço para o lado oposto do polegar.

  • Da perna
  1. Gastrocnêmico - Localisado logo abaixo da parte de trás da coxa do lado esquerdo da tíbia, flexiono o joelho e estica o tornozelo.
  2. Tibial anterior - Começa na parte de trás da coxa do lado direito da tíbia termina mais ou menos na metade da coxa e tem um tendão que liga ele ao tornozelo, flexiona o pé para cima.
  3. Perônio longo - Começa na parte da frente do joelho e termina em mais ou menos um quarto da extensão da perna, com um tendão que liga ele ao tornozelo, estende o tornozelo e ajuda a manter o pé plano
  4. Solear - Fica logo abaixo do Gastrocnêmico e se estende até o fim da coxa, estende o tornozelo e ajuda a manter a perna qeta quando se esta em pé.
  • Da coxa
  1. Adultor longo - Começa na parte de trás do joelho e se estende por toda a perna, move-a para fora e gira-a para dentro.
  2. Grácil - Começa na  parte de trás do joelho e se estende por toda a perna, flexiona o joelho e aperta uma coxa contra a outra.
  3. Tensor do joelho - É relativamente pequeno, começa no joelho e termina pouco depois, mantém o joelho alongado.
  4. Quadríceps femural - Começa no joelho e se estende por toda a coxa. Um músculo muito forte com quatro partes diferentes, é usado para saltar,correr e escalar.
  5. Sartório - Começa no joelho e termina quase no final da coxa passando ao redor de outros músculos, flexiona a coxa no quadril e gira-o para fora.




Ossos

Um adulto tem cerca de 206 ossos em seu corpo,eles formam um sistema muito importante do corpo humano, o sistema esquelético, é ele que sustenta nosso corpo nos permite mobilidade, e protege importantes órgãos internos, como o crânio que protege o nosso encéfalo. os osso são divididos em três tipos:

  • Longos - Eles tem como diz o nome uma forma alongada, eles são extremamente importantes pois eles possuem a medula óssea.Existem 2 tipos de medula óssea, a vermelha, ela produz as células do sangue, as hemácias, leucócitos e plaquetas, e também existe a medula óssea amarela, ele na verdade é a medula óssea vermelha envelhecida, ela muda de cor, de vermelho para amarelo, e passa a servir como depósito de gordura.Exemplos de ossos longos:
  1.  Fêmur(em vermelho na figura) - é o maior osso do corpo humano está localizado em sua coxa.
  2. Úmero (em azul na figura) - Fica localizado no braço do corpo humano.
  3. Rádio (em amarelo na figura)   - Localizado na parte da frente do ante braço de nossos corpos.
  4. Ulna (em roxo na figura) - Localizada na parte de trás do antebraço.
  • Curtos - São os menores ossos do corpo humano como:
  1. Patela (em rosa na figura) - Localizado entre o fêmur e a tíbia, no joelho.
  2. Ossos da mão(em cinza na figura) - São as falanges, o metacarpo e o carpo, localizados na mão.
  3. Ossos do pé (em laranja na figura) - São as falnges do pé, metatarso e tarso, localizados no pé.
  4. Coluna Vertebral (em verde na figura) - Um conjunto de pequenas vértebras que tem a função de proteger a medula espinal.
  • Achatados - Tem uma forma achatada como:
  1. Escápula (em azul claro na figura) - Localizada em nossas costas próxima ao ombro.
  2. Clavicula (em verde claro na figura) - Localizada acima das costelas e abaixo do pescoço.
  3. Costelas (em roxo mais claro na figura) - Nós temos 12 pares de costelas, élas protegem os orgãos localizados noa região tóracica como os pulmões e o coração.
  4. Crânio(em verde água na figura ) - O crânio é a unica parte do corpo que possui articulações imóveis, ele é formado por vários ossos liados por essas articulações. ele tem a função de proteger nosso encéfalo

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tecido

Os tecidos são o segundo nível de organização do corpo humano, eles são formados por grupos de células de similares, e cada tipo de tecido executa uma função diferente.Esses são alguns exemplos deles:
  • Tecido Muscular - O tecido muscular e composto por células alongadas com a capacidade de se contrair, são chamadas de fibras musculares, é essa capacidade de se contrair que possibilita o movimento dos nossos membros e dos nossos órgãos. São divididos em três tipos:

  1. Tecido Muscular Liso: As contrações desses músculos são involuntárias, ou seja, o ser humano não a controla, ocorre independente de sua vontade. São formados por células mononucleadas (possuem apenas um núcleo), e com estrias longitudenais. Eles estão presentes em órgãos internos como o estômago, esôfago, vasos sanguíneos, etc. São esses músculos que são responsáveis pelos movimentos peristálticos. Sua contração é lenta .
  2. Tecido Muscular Estriado Esquelético - As contrações desses músculos são voluntárias, ou seja, depende da vontade do ser humano.São formados por células multinucleadas (contém mais de um núcleo), com estiras longitudinais e transversais.Formam os músculos ligados ao esqueleto permitindo a nossa movimentação.
  3. Tecido Muscular Estriado Esqulético
  4. Tecido Muscular Estriado Cardíaco - É encontrado apenas no coração (daí músculos cardíacos), é mais parecida com o tecido estriado do que com o liso se analisada em um microscópio, porém, suas contrações são involuntárias. Suas células são binucleadas (possuem dois núcleos), e ligadas por discos intracelulares, que aumenta a aderencia entre as células, o que é muito importante para manter os batimentos do coração vigorosos.
Tecido Muscular Estriado Esqulético









    Representação do Sangue
  • Tecido Sanguíneo - O sangue é um tecido liquido que tem a função de transportar substancias importantes para o organismo, ele é formado por duas partes o plasma, a parte liquida, as células, a  parte sólida, o plasma em sua maior parte (93%) água, e as principais células do sangue são:
  1. Hemácias - São os chamados glóbulos vermelhos, elas tem uma cor avermelhada por culpa da hemoglobina, um pigmento essencial para que ela transporte o oxigênio pelo corpo, e essa é a sua função no organismo, transportar oxigênio para todo o corpo. 
  2. Leucócitos - Os leucócitos, chamados também de glóbulos brancos, são o mecanismo de defesa do nosso organismo, eles tem a capacidade de passar do sangue para os outros tecidos para defender nosso organismo de vírus ou bactérias. A diminuição de leucócitos no nosso organismo nos deixa mais vulneráveis a infecções. 
  3. Leucócito
    Hemácias
  4. Plaquetas - Elas na verdade não são células são fragmentos das mesmas, sua principal função é a coagulação sanguínea, ou seja, quando a um rompimento de um vaso sanguíneo ela cria um coagulo para evitar a perda de sangue. Uma pessoa com uma baixa taxa de plaquetas tem mais tendência a ter  uma hemorragia.
Plaquetas










    Tecido Adiposo Branco
  • Tecido Adiposo - O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam gordura (lipídeos) em seu citoplasma, esses lipídeos vão servir de reservas de energia para o corpo humano além de um forte isolante térmico, característica essencial para os seres humanos que tem sua temperatura homeotérmica. E ele é classificado em:
  1. Tecido Adiposo Branco (unilocular) - Suas células tem forma esférica e tem uma pigmentação mais clara, tem grande quantidades de lipídeos armazenados em uma "gota" ficam juntos, tanto que seu núcleo achatado e citoplasma são deslocados do centro. Tem uma grande irrigação de vasos sanguíneos , tem uma grande rede de fibras reticulares em torno da células.Eles tem uma menor concentração de substancias necessárias para as células
  2. Tecido Adiposo Pardo
  3. Tecido Adiposo Pardo (multilocular) - Suas células são menores do que as do branco, porque, os lipídeos acumulados nele são acumulados em diversas gotículas, ao invés de uma grande gota, como no tecido adiposo branco.Tem muitas mitocôndrias que produzem calor. Para os seres humanos esse tecido é muito importante para os recém nascidos, para protege-los do frio, esse tecido para de ser produzido quando o bebê nasce.

Tecido nervoso

  • Tecido Nervoso - É formado pelos neurônios e tem a função de transmitir impulsos nervosos pelo o corpo. Ele é encontrado no cérebro, medula espinal e nos nervos, são longos feixes de neurônios que transmitem os impulsos. O tecido nervoso leva informações pelo corpo permitindo sua comunicação com o cérebro.
Nervos